Cambio Latino

Publicado: Janeiro 6, 2016
“Estás mambo?”
por Laura Campanér
laura.campaner@bol.com.br

Foto: Borage Produtora“Estás mambo?”, ou, “tudo bem com você?”

É assim que se inicia o show do Cambio Latino, trio idealizado em 2012 pelo percussionista Ilker Ezaki, ao lado do pianista cubano Hanser Ferrer e do baixista e cantor Sandro Oliveira, que surgiu com a proposta de tocar os mais tradicionais ritmos de cuba, como a salsa e a habanera, incluindo o chá-chá-chá e o bolero.

Com uma forte característica de música para dançar, o Cambio Latino faz de seu repertório um deleite para os que gostam de mostrar suas habilidades coreográficas na pista de dança.

Validando a proposta do trio está o mambo, ritmo musical resultante da fusão de vários estilos e que tem como base o ritmo conhecido como El Son, de natureza intrínseca à dança e que tem a força de movimentar até os mais tímidos dos apreciadores da música cubana.

Foto: Borage Produtora

Sandro Oliveira – Foto: Borage Produtora

Foto: Borage Produtora

Ilker Ezaki – Foto: Borage Produtora

Os integrantes do Cambio Latino buscam suas referências musicais através de suas experiências de formação.

Ilker Ezaki, percussionista de diversas bandas em São Paulo – SP, entre elas a banda Mezclao, estudou com o percussionista e baterista Eduardo Cubano Espasande que reside no Brasil, e o baixista e cantor Sandro Oliveira toca em várias bandas com repertório latino.

 

 

Foto: Borage Produtora

Hanser Ferrer – Foto: Borage Produtora

A tradição da música cubana está há anos na família do pianista Hanser Ferrer, solista do trio, que é filho de Fernando Ferrer, este sobrinho de Ibrahim Ferrer que foi em vida, integrante do Buena Vista Solcial Club.

A sonoridade resultante da atuação do trio contagia o público com as escalas sincopadas executadas por Hanser ao piano; do canto marcado e condução precisa no baixo de Sandro; e das batidas pulsantes da percussão de Ilker, para compor o Cambio Latino.

 

 

 

 

Assista o Cambio Latino: