Batuque das Sinhás

Publicado: Janeiro 6, 2016
O Quarteto Vocal segue seus passos pela MPB
por Bel Carrilho Martins
borage@uol.com.br

BATUQUE DAS SINHAS capaSambas antigos, afro-sambas e bossas compõem o repertório do quarteto vocal Batuque das Sinhás formado por Raquel Martins (voz e violão), Laura Campanér (voz e surdo), Bia Clemente (voz e pandeiro) e Keila Marcello (voz e ganzá).

Cantando em uníssono e abrindo o vocal em duas e três vozes especialmente nos refrãos, o quarteto apresenta uma sonoridade compacta das vozes timbradas, ao mesmo tempo em que conta com o desempenho instrumental de suas integrantes. O repertório reúne sambas de Zé Kéti, Candeia, Dona Ivone Lara, Cartola, Chico Buarque e Paulo César Pinheiro com destaque para os afro-sambas de Vinicius de Moraes e Baden Powell.

Com uma trajetória recente, porém bastante produtiva, o Batuque das Sinhás já se apresentou em diversas cidades do Estado de São Paulo como Osasco, São Caetano, Santo André, Taubaté, Sorocaba e capital, com grande receptividade do público. “A influência de grupos vocais como o Quarteto em Cy, MPB4 e Boca Livre em nossa formação é enorme”, analisa Laura Campanér líder do quarteto, que assina os arranjos vocais para o grupo.

O grupoBATUQUE DAS SINHAS_BORAGE surgiu em 2013, a convite de Laura para repetir no palco, o canto espontâneo que acontecia durante os encontros do quarteto com amigos em comum. “A convivência e a alegria de cantar junto nos uniu. Cada uma de nós tem seu trabalho musical individual, o que não impediu de nos reunirmos para cantar os sambas que mais gostamos”, comenta.

Entre as músicas escolhidas estão Diz que fui por aí (Zé Keti) 1964, Quem te viu, quem te vê (Chico Buarque) 1967, Homenagem ao malandro (Chico Buarque) 1980, Berimbau (B. Powell/Vinícius) 1964, Opinião (Zé Keti) 1964, O sol nascerá (A sorrir) (Cartola/ Elton Medeiros) 1964 e O Morro não tem vez (Jobim/Vinícius) 1965.

Assista o Batuque das Sinhás:

Facebook Batuque das Sinhás

Quem Te viu Quem te vê (Chico Buarque)

Insensatez (Jobim/Vinícius)

Slides Batuque das Sinhás