Jazz Collection

Publicado: novembro 30, 2000
O Jazz e seus estilos 
por Laura Campanér
borage@uol.com.br

Para os aficionados por jazz e para aqueles que desejam conhecer melhor este rico estilo musical, vale a pena dar uma olhada nos títulos que gravadora Trama trouxe para o Brasil, que fazem parte do acervo da gravadora “Drive Archive”.

São treze CDs com músicas de vários períodos da história do jazz, mostrando famosos instrumentistas, cantores e orquestras.

O jazz como forma musical dinâmica, tem a peculiaridade de absorver inovações sem alterar suas características e sem perder suas raízes.

Nesta pequena “Jazz Collection” vemos um panorama deste importante estilo musical, particularmente de suas raízes, mas também vemos um pouco de sua evolução, através das gravações da década de 50, que deram as diretrizes para a ampliação do conceito de jazz dos dias de hoje.

Instrumentistas:

Trumpete

Louis Armstrong
“Strutin'”, gravado no Carnegie Hall, 1947, New York, traz um quinteto composto por trumpete, clarinete, trombone, piano, baixo e bateria, no mais tradicional estilo jazzístico.
Dizzy Gillespie
“Dizzy Atmosphere”, gravado em 1945/46, com um quarteto de trumpete, sax, piano, baixo e bateria, traz composições de Gillespie interpretadas por ele sua banda.

Sax

Coleman Hawkins
“Cool Groove”, gravado em 1955 mostra r&b com a sofisticação do jazz – septeto formado por sax tenor, trumpete, trombone, piano, guitarra, baixo e bateria.

Flauta

Herbie Mann
“The Man”, gravado em 1957 no sexteto composto por flauta, clarinete, sax, piano, baixo e bateria, traz composições de Mann e outras, no melhor estilo de improvisações individuais de cada instrumentista.

Guitarra

John Lee Hooker
“King of the Boogie” – a voz e a guitarra “heartbeat rhythmic” de John Lee Hooker, acompanhado de sua banda, no melhor estilo do blues e do rock em suas composições.

Orquestras com solos instrumentais:

The Ellington All-Stars
“For Duke” – gravado em 1975 faz uma releitura de temas de Duke Ellington, em septeto formado por corneta, sax tenor e alto, trombone, piano, baixo e bateria.

Trombone e Sax Alto

Tommy & Jimmy Dorsey
“Dorsey It is” – gravado pela “Dorsey Brothers Orchestra” em 1956, New York. Era do Swing e os sucessos dos irmãos Dorsey como instrumentistas.

Trumpete

Harry James & His Music Makers
“Trumpet Blues” (gravado no Hollywood Palladium, 1955) no tradicional estilo Big Band, apesar da era Big Band ter encerrado em 1946.

Piano

Duke Ellington & His Orchestra
“Trough the Roof” (gravado em 1939/40, Boston). Big Band.
Count Basie & His Orchestra
“At The Rooyal Roost 1948” – Big Band.

Bateria

Gene Krupa & His Orchestra
“Let Me Off Uptown” – o baterista Gene Krupa e sua orquestra. Big Band.

Voz

Sarah Vaughan
“Every Thing I Have is Yours”, com gravações de 1945/47, esta coletânea traz a voz de Sarah Vaughan acompanhada ora por orquestras ora por formações menores como octetos e quartetos.
Cab Calloway & His Orchestra
“Cruisin’ with Cab” – gravado em 1940/45, traz músicas de Cab Calloway e outras.

“Jazz Collection”
Artistas: vários
(Trama)
R$ 25 em média