Foto: Borage Produtora

Samba Só

Publicado: Janeiro 6, 2016
ANDRE_CALIXTO_BORAGE_PRODUTORA

Foto: Borage Produtora

Samba de Gafieira e Samba raiz 
por Laura Campanér
laura.campaner@bol.com.br

Liderado pelo saxofonista, flautista e cantor André Calixto, o grupo Samba Só resgata seu nome e repertório do grupo homônimo de samba da década de 70, criado por seus pais. No repertório sambas que marcaram a história da Música Popular Brasileira, numa mescla do samba de raiz e dos sambas de gafieira.

A versatilidade musical de André Calixto chama a atenção e ao mesmo tempo dá vigor a sua carreira artística, que passa pelos diversos estilos que domina como instrumentista, entre eles o Blues, Jazz, world music, choro e samba, atuando em diferentes grupos musicais.

BEBE_DO_GOES_BORAGE_PRODUTORA

Foto: Borage Produtora

Acompanhado de Bebê do Góes (percussão), Edson Negrita (cavaco/voz), Igor de Bruyn (violão 7 cordas/voz) e Daniel Correia (trombone), André Calixto interpreta músicas como “Prova de Carinho” (Adoniram Barbosa), “Fita Amarela” (Noel Rosa), “Se Acaso você chegasse” (Lupicínio), “Casa de Bamba” (Martinho da Vila), “Juízo Final” (Nelson Cavaquinho), se revezando entre o canto e a flauta, para solar as melodias em contraponto com o trombone.

 

DANIEL_CORREIA_BORAGE_PRODUTORA

Foto: Borage Produtora

A referência sonora ao samba de gafieira fica a cargo de Daniel Correia no trombone e o samba raiz aparece na condução da percussão de Bebê do Góes, que toca ao mesmo tempo o pandeiro nas mãos e o tamborim e surdo nos pés.

Juntos desde 2011, o grupo Samba Só já se apresentou em cidades do interior do Estado de São Paulo como Rio Preto, Taubaté, Bertioga e nos mais diversos palcos da capital paulistana.

 

Assista o Samba Só:

Fita Amarela (Noel Rosa)

O Orvalho vem Caindo (Noel Rosa)

Argumento (Paulinho da Viola)

Quantas Lágrimas (Paulinho da Viola)

Sem Compromisso (Geraldo Pereira)