recopeia_foto_laura_campaner

Brinquedos Sonoros

Publicado: novembro 1, 2016
Brinquedos Musicais para Cantar 
por Laura Campaner
laura.campaner@bol.com.br
dinogalo

Dinogalo – foto: Laura Campaner

Brinquedos e brincadeiras são fundamentais no desenvolvimento sensorial, motor e cognitivo das crianças.

Numa brincadeira, é possível experimentar diferentes sensações e compreender de que maneira as coisas funcionam, aprendendo nas entrelinhas do brincar o passo-a-passo de estruturas, formas e outros aspectos inerentes ao jogo lúdico, proposto pelo brinquedo.

Seguindo esta linha de pensamento a atividade lúdica proposta pela artista plástica Vera Campaner atinge seu objetivo, quando proporciona à criança desfrutar de maneira completa a experiência lúdica, desde o ato criativo até o momento da intuitiva diversão, só possível dentro da brincadeira.

Em Brinquedos Musicais para Cantar, Vera propõe despertar a curiosidade das crianças para a questão de como são feitas as coisas? Incentivando que a criança construa seu próprio brinquedo.

A artista plástica propõe que as crianças construam brinquedos musicais com materiais inusitados, como funil, colher de madeira, guizos e balões, e os convida a perceber que os instrumentos produzem sons parecidos com vozes de animais e fenômenos da natureza. Cada um dos brinquedos tem um funcionamento e uma sonoridade específica.

tambornil_foto_laura_campaner

Tambornil – foto: Laura Campaner

Os sugestivos nomes que Vera escolheu pra batiza-los, geram uma afinidade ainda maior da criança com o brinquedo, além das formas e cores atraentes dos materiais de que são feitos.

Os brinquedos fazem um grande sucesso entre as crianças, sendo seus preferidos o General da Banda, feito para percutir, a Maria Matraca, feito para girar, o Dinogalo, instrumento de soprar, o Tambornil, de percutir e a Recopéia, para raspar.

Às diferentes sonoridades produzidas pelos brinquedos confeccionados, se une à vivência de toca-los de maneira musical.

A ideia é proporcionar à criança uma aproximação maior com o universo da música através da recreação, introduzindo o manuseio desses brinquedos produzidos, de maneira rítmica e harmoniosa, tocados com o apoio do canto e do violão.

cantar_foto_laura_campanerAs canções, compostas especialmente para o trabalho, falam dos sons dos brinquedos e de como eles lembram os animas e objetos do cotidiano.

Entre outras canções, trazidas do universo infantil, as crianças cantam os divertidos sons de onomatopeias que eles já conhecem como sons de animais e sons da natureza.

As atividades conjugadas da confecção e da vivência musical,  completam o ciclo da experiência lúdica e confirmam que a brincadeira é o melhor momento de  a criança fortalecer seus vínculos afetivos com o fazer, descobrindo por si mesmo.

Recopéia e Maria Matraca: