A poesia de Alice Ruiz

Publicado: setembro 1, 2012
Lá Fora Frio, Aqui a Mil" - a poesia de Alice Ruiz 
por Bel Carrilho Martins
 borage@uol.com.br

Aconteceu, durante todo o mês de julho de 2012, o projeto especial de literatura “Lá Fora Frio, Aqui a Mil”, promovido pelo SESC Campinas – SP, com intervenções poéticas e musicais em homenagem à Alice Ruiz.

Fruto de um olhar cuidadoso para o que há de melhor na poesia brasileira, a homenagem mais que merecida, contou com a presença de diversos artistas, entre eles a própria Alice Ruiz, acompanhada da cantora e violonista Alzira E., sua parceira musical.

O projeto incluiu um mural com os famosos haicais da poetisa para a ambientação das paredes do espaço com um palco ornamentado de mobiles de origamis, dando um ar intimista aos shows.

O público pôde conferir a ampla gama dos gêneros musicais da compositora e seus parceiros, interpretados pelos artistas que participaram do evento.

Devido a grande procura de ingressos, o sarau com a participação da cantora Zélia Duncan foi realizado em um palco montado no prédio anexo.

A compositora e violonista, com seu desempenho fluído na declamação de poemas, levou o público ao delírio com a interpretação de Overdose e Era Uma Vez, de Alice Ruiz.

No repertório do show “Paralelas”, de Alzira E. & Alice Ruiz, as canções É Só Começar (Alzira E./Alice Ruiz), com o poema incidental “Sonho de Poeta”, Vou Tirar do Dicionário (Itamar Assumpção/Alice Ruiz), com o poema incidental “Tem Palavra” e Milágrimas (Itamar Assumpção/Alice Ruiz), com o poema incidental “Gotas”, foram as mais aplaudidas.

O show foi marcado pela autenticidade de Alice para as declamações dos poemas que intermediaram as músicas de Alzira E., com destaque para O Que Você Tem Feito”, de sua autoria.

A Borage Produtora participou do evento mostrando seu cast de artistas, representados por Laura Campanér e André Calixto, acompanhados de Daniel Teles (baixo) e Fábio Daros (bateria) para o show “Canteiros de Poemas”, com músicas e poemas de Alice, entre elas a canção Se Tudo Pode Acontecer (A.Antunes/P.Tatit/J.Bandeira/Alice Ruiz).

A cantora e violonista Lucina cantou de tudo com seu violão e viola, sendo suas algumas composições musicais, e declamou diversos poemas de Luli, Cecília Meireles e é claro Alice Ruiz, apresentando entre outras a canção Sei Dos Caminhos (Itamar Assumpção/Alice Ruiz).

Guca Domenico, parceiro musical de Alice Ruiz contribuiu com a doce canção Tua Falta (Guca Domenico/Alice Ruiz).

O cantor Kleber Albuquerque e o baixista André Sampaino, acompanharam as atrizes Alessandra Brantes e Azê Diniz cantando como trilha sonora para o sarau “Baú de Alice” a música Socorro (Arnaldo Antunes/Alice Ruiz), onde momentos de vida e a poesia da autora estavam reunidos.

Vinicius Leite apresentou a canção Navalha Na Liga (Itamar Assumpção/Alice Ruiz), como principal releitura de cantor e violonista, acompanhado de Pedro Marcondes (baixo) e Ilker Ezaki (bateria).

 

 

“Sei Dos Caminhos”com Lucina