Ser Minas Tão Gerais

Publicado: novembro 1, 2012
"Música para se ouvir com os olhos abertos" 
por Laura Campanér
laura.campaner@bol.com.br

“Música para se ouvir com os olhos abertos” é a definição mais próxima que tenho para o espetáculo “Ser Minas Tão Gerais”, concebido, dirigido e executado pelo grupo mineiro Ponto de Partida, com os Meninos de Araçuaí, que aconteceu em duas únicas apresentações no mês de setembro em São Paulo, com a participação do cantor e compositor Milton Nascimento, pela comemoração antecipada de seu aniversário de 70 anos, completados no dia 26 de novembro de 2012.

Com a plateia lotada e alguns artistas presentes como Alaíde Costa e Marlui Miranda o espetáculo encheu os olhos e a música de Milton Nascimento os ouvidos, com o que há de melhor para os sentidos. O elenco com cerca de 60 artistas, liderados pelos 11 integrantes do grupo Ponto de Partida, canta, dança e representa seus personagens com maestria. Os meninos e meninas seguem em coro toda a movimentação e canto dos líderes, esbanjando alegria, concentração e arte pelo tempo que dura a apresentação.

À presença impar de Milton Nascimento para cantar, entre outras canções, “Venecos, Panelas e Canelas” (Milton Nascimento/Fernando Brant), e à beleza dos figurinos e luz do espetáculo, soma-se a interpretação primorosa da banda regida pelo violonista e arranjador Gilvan de Oliveira, que toca ao vivo as músicas do repertório.

Um dos pontos altos do espetáculo é a música “O Rouxinol” (Milton Nascimento), onde a concepção do grupo mineiro para a voz de Milton Nascimento, expressa no diálogo dos atores: “Quando era pequeno um curió fez ninho na garganta dele. É por isso que quando ele canta, desperta todos os tons da manhã”, é revelada pela letra e pela interpretação de Milton Nascimento e do grupo na canção.

Quem não viu o espetáculo não precisa ficar decepcionado. O grupo Ponto de Partida está relançando o DVD “Ser Minas Tão Gerais” gravado em 2005 e a venda no site do Ponto de Partida no endereço abaixo. O DVD é tão autêntico quando o espetáculo em si. É “Música para se ouvir com os olhos abertos”. Confira.

Serviço:

Loja virtual para a compra do DVD
http://loja.grupopontodepartida.com.br/

Endereço do Grupo Ponto de Partida
https://www.facebook.com/grupopontodepartida

Canal do Ponto de Partida
http://www.youtube.com/user/GrupoPontodePartida

Cena do espetáculo